Aconteceu na noite desta quinta-feira, 09/06, a edição 2022 do Seminário Cidade Expressa, promovido pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande (CTMU). O evento foi realizado no auditório da FIEP.

O encontro foi aberto pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que falou sobre os desafios para implementação de políticas de mobilidade humana, com destaque para melhorias na estrutura viária e, sobretudo, a otimização do sistema de transporte coletivo.

Na sequência, o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, apresentou a prestação de contas das ações executadas pelo poder público municipal em relação à política de mobilidade. Dentre outros pontos, Dunga deu enfoque à busca pela maior segurança no trânsito da cidade, inclusive com ajustes nas calçadas do centro.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, deu seguimento à programação, abordando a temática do “Papel do transporte coletivo na segurança viária das cidades”.

O empresário ressaltou a necessidade de que o transporte público seja enxergado como um direito social, devendo, portanto, ser destinatário de políticas de governo que assegurem a sua viabilidade.

PALESTRA

O seminário teve como momento final uma palestra promovida pelo engenheiro Luiz Fernando Romano Devico, diretor de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego do município de São Paulo, com o tema “Segurança viária na cidade”.

Dentre outros tópicos, Devico deu detalhes sobre medidas como a “Faixa Azul”, criada na capital paulista para servir de corredor aos motociclistas, estes que representam o maior número de vítimas fatais no trânsito daquela cidade.

Anchieta Bernardino, coordenador do CTMU, avaliou positivamente o evento, apesar de lamentar a ausência de entidades que compõem o comitê. “O saldo foi positivo pela relevância e o alto nível do debate, que precisa envolver toda a sociedade”, frisou.