O feriado do tradicional Dia de São João acabou sendo adiado em Campina Grande por decreto do Poder Executivo municipal. Ainda assim, as entidades empresariais decidiram orientar o comércio para a abertura e a STTP determinou que os ônibus circulassem com frota normal.

No entanto, conforme mostram os números do sistema de bilhetagem eletrônica, a demanda de passageiros no transporte coletivo de Campina Grande ficou bem abaixo dos números registrados nos demais dias da semana, já dentro do fluxo reduzido drasticamente pela pandemia.

Na quinta da semana anterior, por exemplo, foram 46.748 passageiros ao longo do dia, portanto, cerca de 20 mil a mais que ontem. Logo, a conta é simples: a mesma frota circulando para atender 46 mil passageiros em um dia e 26 mil em outro representa que este segundo dia gerou um grave déficit operacional.

Decisões como esta, que não consideram a demanda efetiva e a realidade enfrentada pelo sistema, ampliam as lesões que gradualmente sufocam o sistema de transporte público coletivo.

As informações foram divulgadas pelo Vale Bus Card – Sitrans e estão disponíveis em tempo real para o poder concedente, que é a Prefeitura Municipal de Campina Grande. A arte mostra os detalhes.