O Dia de Corpus Christi suspendeu algumas atividades nesta quinta-feira, 03, a exemplo das repartições públicas, mas diversas outras, que já haviam paralisado no “feriadão” decretado pelo Governo do Estado em março, a exemplo do comércio, funcionaram normalmente ontem.

Ainda assim, os números da bilhetagem eletrônica divulgados pelo Sitrans – Vale Bus Card mostram uma queda bastante expressiva no quantitativo de passageiros que circularam nos ônibus da cidade nesta quinta-feira.

Foram apenas 28.023 usuários ao longo de todo o dia, enquanto na quinta-feira anterior (27/05) foram 45.556, ou seja, 17.553 passageiros a menos quando comparadas as duas quintas.

Do total de usuários nesta data de Corpus Christi, quase 30% representam gratuidades.

CRISE NA CRISE

Em Campina Grande, a média da demanda atual de passageiros equivale apenas a cerca de 25% daquela existente à época da assinatura do contrato de concessão do serviço, em 2015, o que, de acordo com as próprias cláusulas do documento, assim como também garante a Lei das Licitações, exige a revisão dos termos para reequilíbrio contratual.

Com a pandemia e as medidas de isolamento, a crise se agravou ainda mais, colocando em risco real de colapso o sistema de transporte público, que é direito do cidadão e dever do poder público.