Sitrans pede à STTP suspensão temporária da circulação, redução da frota nos fins de semana e feriados ou outras medidas que aliviem o impacto da crise

A crise do setor de transporte coletivo no Brasil, que piorou expressivamente com a pandemia, vem submetendo o serviço em Campina Grande a um cenário que, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros local (Sitrans-CG), beira um colapso inédito em nossa história.

Dentro desse contexto, a exigência de circulação dos ônibus nos finais de semana e feriados tem se mostrado um agravante adicional. Com baixa demanda, a frota circula praticamente vazia, resultando em um déficit ainda mais acentuado, já que a receita gerada sequer chega perto de cobrir as despesas operacionais.

Para o Sitrans, a exigência precisa ser revista com urgência, de modo que o sindicato solicitou ao superintendente da STTP, Dunga Júnior, a implementação de um regime excepcional de transporte durante os finais de semana e feriados.

Uma das hipóteses seria a suspensão temporária da circulação ou, pelo menos, a redução da frota na proporcionalidade da demanda. Outra alternativa seria a subvenção do serviço.

Em ofício encaminhado à STTP, o Sitrans pede, ainda, “qualquer outra medida com o objetivo de salvaguardar o interesse público e a continuidade da prestação do serviço, sem prejuízo para a viabilidade econômica das concessionárias e a manutenção da renda dos trabalhadores”.